"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Movimentação do PMDB faz partidos pedirem seus 'lotes' no governo Dilma

FOLHA.COM - DE BRASÍLIA

A movimentação do PMDB para ampliar seu espaço no governo de Dilma Rousseff já provoca reação nos demais partidos da aliança que deu sustentação à candidatura. PP e PTB não a apoiaram oficialmente, mas vão brigar por espaço no Executivo.

Líderes de PR, PP e PTB discutem a montagem de um bloco no Congresso para ter mais peso não só na atuação legislativa, mas na negociação por cargos.

Para congressistas do PR, a legenda precisa manter o ministério dos Transportes, que é cobiçado pelo PMDB e pelo PT. Mas também falam em crescimento.

"Fomos o primeiro partido a declarar o apoio a Dilma, em nenhum momento ficamos fora do palanque. Por isso [...], ao menos temos que manter o mesmo espaço no governo", disse o deputado Luciano Castro (PR-RR).

A lógica é a mesma no PP, "dono" do Ministério das Cidades. "Não queremos nada de faz de conta. Queremos, sim, sempre crescer [...] Não seria demais ficarmos com mais um ministério", disse Ciro Nogueira (PI).

Dirigentes do partido dizem que até aceitam ceder a pasta que hoje ocupam desde que ganhem outras duas.

A linha de pedidos é a mesma no PTB. O senador Gim Argello (DF) lembra que a legenda será a terceira maior bancada da base no Senado.

Nas discussões para a formação de um bloco no Congresso, os três partidos conversam também com o PSC.

Já o PSB se reúne hoje para discutir sua situação. Amanhã é a vez do PC do B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário