"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

terça-feira, 26 de abril de 2011

Plano B


Lula passou anos batendo de frente com o TCU quando o tema era fiscalização/paralisação de obras públicas. Em tempos de Copa-2014 em marcha lenta, o TCU tem tudo e mais um pouco para voltar aos jornais. Mas Dilma resolveu inovar e atrair o tribunal para uma conversa amistosa. O plano, agora, é chamá-lo para mais perto, negociando parcerias para que seus técnicos treinem funcionários que trabalham nas obras de expansão dos aeroportos. A mudança, radical, no discurso do governo perante o TCU é mais uma mostra de que Dilma, realmente, não é Lula.

O que se diz sobre inimigos

Apesar do tom sentimental que Lula usava contra o TCU, dizendo que este, com a paralisação de obras irregulares, atrasava o Brasil e dava mais prejuízo do que economia, o discurso presidencial tinha também outros objetivos. Afinal, notícias de irregularidades em obras do governo, principalmente do PAC, sempre ganhavam manchetes e perdiam na opinião pública e publicada. Com a mudança do tom, Dilma vai além. Se der certo, impedirá, ou pelo menos diminuirá a repercussão das tão infelizes notícias. Ela sabe o que Lula parece ter esquecido: manter os amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda.

Longe do céu de brigadeiro

Mas o TCU não está assim tão animado com a mudança no discurso presidencial, que deixa de tratá-lo como o inimigo número um do desenvolvimento e da Copa. Cerca de metade do tribunal vê com ressalvas esta aproximação tão grande com o governo que tem que fiscalizar, já imaginando no futuro as dificuldades que novas punições encontrariam ("Folha de S.Paulo"). Mas, se o plano A não tem funcionado, pois o discurso de Lula tem, sim, seus adeptos, o plano B parece uma boa opção para evitar, com o mínimo de prejuízo, que passemos o vexame de perder, nos 45 min do segundo tempo, a Copa do Mundo.

-0-

Nenhum comentário:

Postar um comentário