"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A briga começa agora


Eleições 2010

A superexposição da ministra Dilma Rousseff ao lado do presidente Lula nos últimos dois meses começa a render frutos.

Na última rodada de pesquisas (CNT/Sensus, CNI-Ibope e Datafolha), Dilma amargava baixos índices de intenção de votos e altíssimo indíce de rejeição.

Enquanto isso, José Serra navegava em altos índices de intenção de votos e baixos índices de rejeição.

Pois parece que as coisas estão mudando.

A mais recente pesquisa de intenção de votos, a CNT-Sensus mostra um avanço significativo da posição de Dilma. Cresceu de 21,7% em novembro de 2009 para 27,8% (quando Ciro Gomes consta da cédula), isto é, robustos seis pontos percentuais.

Também diminuiu a rejeição ao seu nome, na exata medida do crescimento das intenções de votos. A rejeição a Dilma caiu seis pontos percentuais, de 34,4% em novembro de 2009 para 28,4%.

Enquanto isso, a situação do governador José Serra já foi mais confortável. Continua liderando, mas estacionou. Cresceu dentro da margem de erro (três pontos). Passou de 31,8% em novembro de 2009 para 33,2% (quando Ciro Gomes consta da cédula).

Ao mesmo tempo, aumentou a rejeição ao seu nome, também dentro da margem de erro. De 27,7% em novembro de 2009 para 29,7%.

O elemento-chave é a presença de Ciro Gomes. Ao contrário do que desejam os estrategistas do Planalto, a presença de Ciro na disputa leva a eleição para o segundo turno. Sem Ciro, Serra pode liquidar a fatura no primeiro turno. Neste cenário, Serra tem 40,7% e Dilma, 28,5%, mesmo tendo crescido bastante.

Portanto, talvez seja necessário rever os projetos de uma eleição plebiscitária. É preciso que a candidatura de Dilma tenha muito mais fôlego para ameçar Serra num tal cenário.

Quanto às simulações de segundo turno, também houve algumas modificações. Serra continua liderando, mas caiu de 46,8% em novembro de 2009 para 44,0% (dentro da margem de erro), enquanto Dilma disparou, de 28,2% para 37,1%.

Se pesquisa, a tanto tempo da eleição, é retrato de momento, como gosta de dizer o governador José Serra, o retrato é o seguinte: Dilma cresceu substantivamente, enquanto o governador Serra ficou estacionado.

O imporante numa pesquisa é a tendência. Neste retrato da CNT/Sensus, a tendência de Dilma é um viés de alta, enquanto a de Serra é de ligeira queda, ainda dentro da margem de erro.

A campanha eleitoral começou para valer. Façam suas apostas.

Nota do Blog: Mesmo com "a superexposição da ministra Dilma Rousseff", o Governador José Serra continua à frente nas pesquisas, imagine quando ele começar a fazer a campanha com comparações de programas e curriculum dele e de Dilma. Por enquanto a Dilma está se valendo da popularidade do Presidente Lula. Dilma não tem como andar sozinha, não tem carisma e nem força política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário