"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PESQUISA DATAFOLHA: DILMA NÃO EMPOLGA E NÃO DECOLA; SERRA CONTINUA NA FRENTE


Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo (28) do jornal Folha de São Paulo, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) atingiu 28% nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro. No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), passou para 32%.

Em fevereiro de 2006, a pesquisa Datafolha deve ter sido um fator preponderante para a desistência de Serra disputar a eleição presidencial. O “X” de Lula, após superar as acusações do mensalão e a possibilidade de impeachment, já apontavam a vitória do petista.

O levantamento publicada hoje, pelo Datafolha, aponta um cenário completamente diferente. Mostra que Dilma Rousseff, depois de um ano em campanha aberta, somente agora alcança o patamar petista, a média de Lula, o teto do presidente nos seus piores momentos. Lula nunca esteve abaixo de 27%, nem mesmo no auge do mensalão.

Portanto, o resultado é perfeitamente previsível, na medida da exposição desleal da candidatura petista e do lançamento milionário feito na semana anterior(coordenado pelo mensaleiro Fernando Pimentel), com direito à intensa exposição na mídia. Serra, ao contrário, paga o preço das chuvas em São Paulo e do fato de não estar realizando campanha nacional, como ocorre com a candidata da situação.

Os números de Serra parecem razoáveis, dado o andamento da não-campanha do PSDB e de uma posição mais firme dele e da oposição em relação a todos os descalabros do governo Lula. Ainda há um longo caminho a percorrer enfrentando os crimes eleitorais do PT, até que a campanha passe a ter igualdade de condições. Mais do que nunca, é preciso pensar com a cabeça, não com o fígado.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos. Veja os dados divulagdos agora a pouco:

Primeiro turno
Serra - 32% (37%)
Dilma - 28% (23%)
Ciro - 12% (13%)
Marina - 8% (8%)

Segundo turno
Serra - 45% (49%)%
Dilma - 41% (34%

Datafolha reforça Aécio como vice

No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 45% das intenções de voto e a petista aparece com 41%. A eleição será duríssima. Em outro cenário de segundo turno, Dilma vence com 48%, contra 26% de Aécio. Nesta mesma época, em 2006, Alckmin tinha 35% contra 53% de Lula, quando a oposição mudou de candidato. Só mesmo quem não tem a mínima visão política para defender que o PSDB cometa o mesmo erro. A grande estratégia, consolidada pela pesquisa Datafolha, é uma chapa pura, com Aécio de vice-presidente.

Empate técnico entre Serra e Dilma?

A margem de erro da pesquisa do Datafolha é de dois pontos para mais ou para menos. Serra pode ter, pois, entre 30% e 34%, e Dilma, entre 30% e 26%. Pode-se falar em empate na hipótese pouco provável de que ele tenha dois a menos (margem inferior), e ela, dois a mais (margem superior): 30% a 30%. Mas essa possibilidade é a mesma de a diferença ser, então, de 8 pontos: 26% (dois a menos para ela) a 34% (dois a mais para ele). O mais provável? Ora, o número encontrado: 32% a 28%. O que é inequívoco, como se pode ver nos posts abaixo, é que ela cresceu em todos os cenários. Serra oscila na margem de erro (40% para 38%) quando Ciro não está na disputa e cai quando ele está (de 37% para 32%).

O Nordeste já dá a liderança para a “mulher do Lula”. Nas demais regiões, Serra lidera.

SUDESTE
Serra - 38%
Dilma - 24%
Ciro - 12%
Marina - 9%

SUL
Serra - 38%
Dilma - 24%
Ciro - 9%
Marina - 6%

NORTE/CENTRO-OESTE
Serra - 32%
Dilma - 29%
Ciro - 11%
Marina - 13%

NORDESTE
Dilma - 36%
Serra - 22%
Ciro - 15%
Marina 6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário