"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Eleições 2010 - Maranhão


As eleições de 2010 estão praticamente nas ruas. No Maranhão não é diferente.
Por essas terras, no entanto, um espectro ronda as chamadas oposições. O espectro da divisão. Mal passamos três anos daquele histórico 29 de outubro de 2006 e começa-se a observar movimentos de uns e outros em direção oposta ao que a maioria da população exige: a união das forças oposicionistas ao grupo Sarney.

Não que essa exigência popular tenha que sair na marra, artificialmente. Não se trata disso. O que não pode é, a pretexto de alguém discordar de uma tese defendida por algum integrante das oposições, surgir ameaças do tipo: “Ah, é assim, é? Então vamos compor com a situação e acabar com essa história de libertação do Maranhão”.

Contudo, nesse caso não seria retaliação, mas uso de um álibi para abandonar um projeto que teve início lá atrás, em 2005.

Penso que há espaços para todo mundo em 2010. É uma eleição ampla onde cabem projetos para: formação de uma boa bancada de deputados estaduais e federais; uma vaga de vice-governador; uma vaga para governador; duas vagas para Senadores e ainda sobra espaço para discussão e entendimentos com vistas para as eleições de 2012.

Sou um entusiasta da tese da candidatura única das oposições para enfrentar e derrotar o candidato ou candidata do grupo Sarney. Aliás, sempre fui, desde 2006 e não vejo motivo plausível para mudar de posição em relação a 2010, por enquanto até aqui. Pode ser que a conjuntura mais na frente me faça mudar de idéia.

Acontece que estamos diante de duas hipóteses possíveis do ponto de vista do grupo Sarney: a candidatura Roseana Sarney ou a de Lobão. Continuo defendendo a tese da candidatura única para enfrentar qualquer uma das duas, mas confesso que não pude avaliar se o candidato das oposições que enfrentar Roseana Sarney terá o mesmo desempenho quando o candidato passa a ser Lobão. É uma questão para avaliarmos.

O fato que não consigo identificar qualquer motivo para que setores das oposições possam seduzir-se em enveredar por caminhos tortuosos, muitos dos quais já experimentados em outros tempos.

Repito: é legítimo qualquer um desejar ser candidato ao que bem entender. Assim como há aqueles que estão convictos que podemos contribuir melhor com o Maranhão sendo Senador da República, há aqueles que entendem que o melhor é ser governador. Qual o problema nisso?

O que falta mesmo é uma boa e velha conversa numa mesa sobre essas questões. Dizem que quando atingimos certa idade, voltamos a ser crianças. Em se tratando da política maranhense, e, sobretudo, das oposições, parece que esse dito tem lá as suas razões.

Para finalizar, e parodiando o saudoso Tim Maia na canção Vale Tudo: “vale tudo para as oposições, só não vale fazer o jogo do Sarney."

Nenhum comentário:

Postar um comentário