"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alvaro Dias critica Lula por comparar tucanos aos nazistas


O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou nesta segunda-feira (9) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em discurso no fim de semana durante o 12º Congresso do PCdoB, em São Paulo, disse sentir "pena" dos tucanos por eles planejarem um programa de treinamento de cabos eleitorais no Nordeste do Brasil com vistas às eleições de 2010.

"É um pouco o que o Hitler fazia, para que os alemães pegassem os judeus. Ou seja, vamos treinar gente para não permitir que eles sobrevivam", disse ele, em referência ao ditador nazista alemão, Adolf Hitler, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

Lula reagia às críticas dirigidas ao seu governo pelo sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado em vários veículos de comunicação no fim de semana anterior. No texto, ao qual Alvaro Dias fez menção, FHC disse verificar no governo Lula uma espécie de autoritarismo popular.

- Não podemos aceitar passivamente que o presidente ofereça a cada dia lições que deveriam ser repudiadas pelos que acreditam no regime democrático - disse o senador.

No caso do PSDB, prosseguiu ele, a afirmação feita "não é apenas injusta, mas desonesta intelectualmente". Ele desaconselhou o presidente da república a lançar mão de argumentos históricos, sob pena de cair na mediocridade.

Venezuela

No mesmo pronunciamento, Alvaro Dias criticou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que, em meio à tensão daquele país com a Colômbia, pediu aos seus soldados que se preparem para a guerra para garantir a paz.
O senador lembrou que o Plenário do Senado deve deliberar nesta quarta-feira (11) sobre o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul e disse que, a seu ver, o Congresso Nacional deveria sobrestar a decisão "até que a democracia voltasse à plenitude no país".

- Os valores democráticos devem ser preservados, sobretudo no Parlamento. É evidente que o que se assiste na Venezuela é o contraponto a essa realidade. Seria como se colocássemos macaco em casa de louças - disse o senador.

CPI da Petrobras

Alvaro Dias também anunciou que, nesta terça-feira (10), PSDB e DEM concederão uma entrevista coletiva em que anunciarão decisão conjunta quanto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Na última semana, os membros da oposição abandonaram a reunião da CPI em que prestaria depoimento o gerente da Petrobras Erardo Gomes Barbosa, substituído à última hora por outros funcionários da estatal.

Na ocasião, Alvaro Dias protestou contra a forma como os trabalhos da comissão vêm sendo conduzidos, com arquivamento sumário pelo relator, Romero Jucá (PMDB-RR), de todos os requerimentos apresentados por PSDB e DEM. Os membros da oposição disseram que "a CPI é uma farsa".

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário