"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão no Brasil

Planalto protege Dilma

O apagão que atingiu 18 estados brasileiros impediu que o Planalto comemorasse a subida da ministra Dilma na pesquisa Vox Populi, divulgada essa semana.

É verdade que ela subiu apenas um ponto percentual, de 19% para 20%, portanto, dentro da margem de erro. Mas o importante é que se moveu. E para cima.

Enquanto isso, o governador José Serra caiu quatro pontos, de 40% para 36%.

Numa simulação sem Serra, Dilma lidera (20%), mas está embolada com Ciro Gomes (19%) e Aécio Neves (18%), todos com chance.

Por isso mesmo, qualquer coisa que aponte para falhas na gestão pública respinga em Dilma.

A construção de sua candidatura está fortemente amparada na fama de grande gestora. O PAC, o modelo energético brasileiro, o programa Minha casa, minha vida. A exploração de petróleo na camada pré-sal. Tudo isto foi ou está sendo coordenado por Dilma Rousseff.

No caso do apagão, Dilma foi a primeira ministra de Minas e Energia do governo Lula e é a principal responsável pelo desenho do atual modelo.

Embora o setor de energia tenha sido entregue aos interesses clientelistas e fisiológicos da famiglia Sarney, Dilma ainda tem forte influência no setor. Ministros de Minas e Energia e dirigentes de estatais do setor despacham com ela até hoje.

Como as obras do PAC estão encontrando dificuldades para deslanchar em vários pontos do país -- parlamentares petistas nos estados enviam relatórios frequentes à ministra -- uma falha na gestão do setor elétrico pode contribuir para trincar a couraça de grande gestora que os marqueteiros da candidatura Dilma tentam construir.

A própria Dilma Rousseff não ajuda muito, pois há cerca de duas semanas, afirmou em programa da Radiobrás: "Nós também temos uma outra certeza: que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento".

Isto explica um pouco a aflição de membros do governo. O ministro da Justiça afirmou que a oposição estava tentando "transformar um tropeço em catástrofe", o ministro Edison Lobão botou a culpa nos raios (seriam raios de Zeus?!), embora os técnicos do Inpe e vários especialistas contestem, afirmando que a rede tem para-raios e raios não derrubam redes.

Enfim, muitas perguntas sem resposta. E a ministra, escondidinha, escondidinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário