"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Comentário de Ricardo Noblat

Serra pode ceder a vez a Aécio


Se Aécio Neves não topar em ser vice de José Serra ou se Serra se convencer de que Aécio não suará a camisa para elegê-lo presidente da República no próximo ano, o candidato do PSDB à vaga de Lula será Aécio.

Não haverá razão para Serra disputar uma eleição difícil sem contar com o apoio decisivo do segundo maior nome do seu partido. Nesse caso, ele será candidato à reeleição para o governo de São Paulo.

De uma certa forma, é nisso que aposta Aécio quando insiste em manter sua candidatura mesmo estando a dezenas de distância de pontos de Serra nas pesquisas de intenção de voto. Ou quando fala em sair candidato ao Senado.

Serra pode até perder a eleição para Dilma. Só não pode disputá-la sabendo de antemão que tem tudo para perder.

Aécio, não. Pode disputar para perder. Tem idade para ser candidato outra vez - Serra não tem. Mesmo perdendo, vira um nome nacional. Serra virou quando perdeu para Lula em 2002.

São Paulo e Minas Gerais são os dois maiores colégios eleitorais do país. O candidato que abrir ali uma larga vantagem dificilmente será derrotado.

O PT joga para separar Aécio de Serra. No primeiro momento, separá-los significa evitar que Aécio aceite ser vice de Serra. No segundo momento, que Aécio de fato se empenhe para eleger Serra.

O primeiro objetivo do PT está próximo de ser alcançado.

Aécio repete quase que diariamente que não será vice.

Se Serra abdicar de ser candidato é porque o segundo objetivo do PT também foi alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário