"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Transição

Escolhas de Dilma para a Esplanada irritam bancadas do PT e PMDB na Câmara dos Deputados


Deputados não aceitam o fato de não terem emplacado aliados, diz jornal

A forma como a presidente eleita, Dilma Rousseff, vem montando a equipe que ocupará a Esplanada durante seu governo tem irritado parlamentares do PMDB e do PT. De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, alguns deputados petistas ficaram bastante incomodados com a escolha de Paulo Bernardo para as Comunicações e de Sérgio Côrtes para a Saúde sem que a bancada tivesse sido consultada.

Ainda segundo o jornal, o que mais irrita os parlamentares, tanto do PT quanto do PMDB, é o fato de que as bancadas ainda não conseguiram emplacar nomes para o futuro governo. Até mesmo o deputado Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente eleito, está incomodado com a situação. E os congressistas já ameaçam complicar a vida de Dilma na Câmara – afinal, os deputados são responsáveis por votar importantes projetos do governo.

"Os deputados do PT vão votar tudo, mas a bancada do PMDB para votar tem de ter apoio do governo", afirmou ao jornal um deputado peemedebista insatisfeito.

Com a saída de José Artur Filardi, ex-chefe de gabinete de Hélio Costa (PMDB), do Ministério das Comunicações, o PMDB perde uma das pastas de sua cota partidária e já começa a brigar por novos cargos. O Ministério das Cidades, atualmente controlado pelo PP, é o mais cobiçado pelo partido para compensar a perda. Temer quer alguém de sua cota pessoal para o cargo. Por isso, Moreira Franco, dirigente nacional do PMDB, é o mais cotado para assumir a pasta.

Os petistas - que já não se sentiam à vontade com as escolhas de Guido Mantega para a Fazenda, Palocci para a Casa Civil, Miriam Belchior para o Planejamento e Gilberto Carvalho para a Secretaria da Presidência – ficaram particularmente irritados com a possibilidade da manutenção de Fernando Haddad na Educação. O partido gostaria de indicar outro nome para a pasta alegando que o atual ministro não se relaciona bem com bancadas e prefeitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário