"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 4 de março de 2010

O governo petista de José Sarney: um marimbondo de fogo!



José Sarney de novo na presidência e pelas mãos de Lula! Você já tinha pensado nisso? Como até recentemente Sarney estava no fogo cruzado pelas denúncias de favorecimento de amigos, parentes e atos secretos no Senado, a sua volta ao poder máximo da República dará aos brasileiros mais do que o amargo gosto do passado remoto de volta. Sarney saiu do país com a economia em hiperinflação e sua popularidade era táo baixa que nem conseguiu ter candidato governista. Todo mundo era oposição ao governo dele. Inclusive Lula, é claro.

Pela notícia divulgada hoje, o presidente Lula da Silva pode se licenciar por dois meses para fazer propaganda eleitoral para Dilma Roussef. Como o presidente da Câmara, Michel Temer, será candidato e como o vice presidente José Alencar talvez seja também candidato ao Senado, o próximo da lista sucessória seria o presidente do Senado, José Sarney.

É uma ironia da história, é um gosto desagradável de entrar no túnel do tempo na direção do passado, mas é sinal também de que a candidata Dilma Roussef do PT precisa ser carregada nos palanques pelo presidente Lula. O presidente Lula acha que elegendo a sucessora poderá dizer que seu governo foi mesmo bem avaliado. Então ele tem feito tudo para atingir esse objetivo, inclusive fazendo campanha muito tempo antes do horário previsto em lei por aquele "calendário cívico", como diz Henrique Meirelles. Mas mesmo isso Lula acha insuficiente para garantir a vitória da sua candidata e quer tempo para se dedicar integralmente à tarefa.

O efeito colateral é ter Sarney de volta ao governo, num mandato petista. Por essa, nem os petistas esperavam. Isso sim é que é um marimbondo de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário