"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

domingo, 18 de julho de 2010

Últimas do Roberto Jefferson

No patíbulo com o PT

Com a Receita estrelando mais um escândalo, o encontro entre a ex-secretária da Receita, Lina Vieira, com Dilma volte à baila. Mas o que "Veja" publica é um enredo de ameaças, chantagens e um tapete bem recheado onde estariam escondidas as imagens do tal encontro. Com a entrevista do técnico de informática que um dia já viu os corredores da Casa Civil, a dona de nosso sigilo fiscal já soma dois escândalos. O PT leva a Receita para o patíbulo, onde todo o sigilo será eliminado. Dá nisso o aparelhamento das instituições de estado: desmoraliza.
 
Erro grave
 
Apesar de crível, a história divulgada pela “Veja” tem tudo para ser desmentida. Afinal, o ex-técnico de informática que trabalhava, terceirizado, no Planalto, Demetrius Sampaio Felinto, errou feito ao tentar chantagear deus e o mundo para falar ou calar. Ao tentar vender sua história para o próprio PT, para senadores e até para a imprensa Sampaio boicotou sua credibilidade. Pode até ser verdade que, em informática, nada seja destruído, como disse o técnico à revista. Mas suas palavras já nasceram com dispositivo de autodestruição, para azar de todo o país, pois há muitos porões, inclusive o da Receita Federal, que agora ganha holofotes, que precisam urgentemente ser abertos.
 
Quem guarda o Guardião?
 
Primeiro foi o Guardião, programa da Polícia Federal, e que já foi distribuído para outros tantos órgãos, que colocou nossa privacidade no patíbulo. Fomos e somos gravados por meses e mesmo anos, até que algumas frases possam ser usadas em alguma midiática operação.

A orgia com o Guardião foi tanta que um dia até o então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, foi gravado. Mais vozes se levantaram contra a festa dos delegados, promotores e arapongas, o que fez com que os vazamentos diminuíssem sensivelmente, mas não necessariamente as gravações em si, já que o Guardião continua ativo e a todo vapor.

Até hoje ninguém explicou os dossiês montados clandestinamente dentro da PF com a Operação Satiagraha, a imensa quantidade de ofícios que as empresas telefônicas dizem receber com ordens de interceptação telefônica ou quem tem a tal mala, caríssima, usada para fazer gravações ambientais. Tudo isso apenas foi parar debaixo de algum tapete para morrer pelo esquecimento e pela discrição.

Mas com o Guardião agindo de um modo mais discreto o espaço se abre para que as outras técnicas ganhem publicidade, mesmo que negativa. É aí que a Receita Federal entra: se um analista qualquer, por ordem de aloprados, consegue quebrar o sigilo de um tucano, dá só para imaginar o que o poder concursado vem fazendo no Fisco... Fato é que ninguém guarda o Guardião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário