"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

terça-feira, 20 de julho de 2010

Últimas do Roberto Jefferson

Agora é tarde

Lula afronta a lei eleitoral, a mesma lei que poderia ter mudado, promovendo a reforma política. Agora não dá mais, lei é lei, e nem o presidente da República está acima dela.

O mais importante o PT não fez

O PT aproveitou a declaração do candidato a vice Indio da Costa (que o partido tem ligação com as Farc) e fez um carnaval, para no final concluir que vai entrar com duas representações contra o democrata, além de pedir ao TSE direito de resposta no site do PSDB. Melhor faria o PT se desse uma declaração pública (uma nota nos jornais, por exemplo) condenando as práticas da guerrilha colombiana. Mas prefere continuar judicializando a política, dando uma de donzela ofendida, como se não tivesse culpa no cartório.

Medo do quê?

E apesar de toda a atividade judicial do PT nesta semana que acabou de começar, sempre voltada contra o PSDB, ainda não há uma decisão unânime no partido de Lula sobre o que fazer com a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau. De acordo com o "Estadão", apesar de a acusarem de ser mais rigorosa ao pedir investigações contra Lula do que contra o PSDB, a cúpula da campanha de dona Dilma está dividida, com parte querendo evitar comprar briga com o Ministério Público. Às vezes é verdade que cachorro que ladra, não morde, mas neste caso é difícil saber se o PT está só latindo porque sabe que vai perder qualquer representação contra a procuradora que está fazendo seu trabalho ou porque está com medo do que pode sair dos porões do poder concursado. Quiçá, é medo dos dois.

Fim do "quadrilátero amoroso"

O cenário político-eleitoral mostra que chegou ao fim o "quadrilátero amoroso" entre o Partido dos Trabalhadores, Ministério Público, imprensa e os movimentos sociais (as ONGs). Os quatro agiram em conjunto por anos destruindo reputações e afrontando quem encontrasse pela frente, em nome de um purismo militante. Mas o arranjo se desfez: o PT hoje é um partido no poder e não consegue mais controlar o MP e a imprensa, independentes que são; restaram as ONGs, assim mesmo porque o governo federal as financia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário