"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sábado, 20 de novembro de 2010

A ajuda

O ex-ministro José Dirceu volta ao Alvorada e diz que presidente Lula vai ajudá-lo a desmontar a farsa que é o mensalão


Por Maria Lima - O Globo


BRASÍLIA - Sentindo-se em dívida com o companheiro que teve que afastar do governo por causa do escândalo do mensalão, em 2005, o presidente Lula, que pretende se despedir do Palácio da Alvorada no dia 24, não quis deixar Brasília antes de fazer um afago ao deputado cassado José Dirceu. Reabilitado entre os companheiros e com função de direção no PT, faltava a Dirceu a volta ao palco do poder, sem ter que ser às escondidas. Nesta quinta-feira, Dirceu foi para o Alvorada tomar café da manhã com Lula, quando conversaram sobre o futuro dos dois. O próprio ex-ministro relatou sobre o que falaram:
O Lula estava preocupado comigo, como vou ficar. Ele quer me ajudar
- Foi uma coisa pessoal. O Lula estava preocupado comigo, como vou ficar. E prometeu que quando sair do governo, além da reforma política, da criação do instituto voltado para África e da articulação de partidos de esquerda, vai desmontar essa farsa que é o mensalão. Ele quer me ajudar - contou Dirceu, que participou ontem da reunião do Diretório Nacional do PT, onde é um dos 81 integrantes.
Com direitos políticos cassados até 2016, Dirceu acredita que se for inocentado no processo do qual é réu no Supremo Tribunal Federal, ele conseguirá ser anistiado da cassação do mandato de deputado federal na Câmara, recuperando seus direitos políticos:
- Se o Supremo me absolver, a Câmara me anistia na hora. Mas eu não quero anistia, eu faço questão de ser julgado e inocentado.
O dirigente petista foi o todo-poderoso ministro da Casa Civil do 1º mandato de Lula e caiu em desgraça sob a acusação de ser o comandante do esquema de pagamento de "mesadas" a políticos de partidos aliados, para garantir o apoio ao governo no Congresso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário