"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Trocas também no 2º escalão da Fazenda

Mantega deve substituir Nelson Barbosa e Otacílio Cartaxo

Deu em 'O Globo' - Por Martha Beck

Confirmado no cargo, o ministro Guido Mantega deverá trocar metade da equipe do segundo escalão da Fazenda, incluindo dois nomes de secretarias de ponta: Nelson Barbosa (Política Econômica) e Otacílio Cartaxo (Receita Federal).

Ele também terá de encontrar substituto para o embaixador Marcos Galvão, que ocupa a Secretaria de Assuntos Internacionais, mas que comandará a embaixada do Brasil em Tóquio.

O Tesouro Nacional permanecerá comandado por Arno Augustin, que desistiu do convite para a Secretaria de Finanças do Rio Grande do Sul.

A grande incógnita é o destino do secretário-executivo da pasta, Nelson Machado, que não conta com a simpatia da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Machado ficou desgastado com episódios envolvendo a Receita Federal, como a desastrada gestão de Lina Vieira e a quebra de sigilo de tucanos durante a campanha presidencial.

Além de Arno, ficam no cargo Antonio Henrique da Silveira, da Secretaria de Acompanhamento Econômico, e Adriana Carvalho, chefe da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Antonio Henrique só sairia da Fazenda para comandar uma nova estrutura que está sendo gestada no governo: a Secretaria Especial de Aviação Civil. Sua criação ainda depende de uma decisão política, embora a nova ministra do Planejamento, Miriam Belchior, seja simpática à ideia, que partiu da própria Fazenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário