"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sábado, 20 de novembro de 2010

Últimas de Roberto Jefferson

Pedindo pra sair
Segundo "O Globo", Henrique Meirelles foi convidado a permanecer no cargo de presidente do BC no governo Dilma. Curiosamente, de Frankfurt, onde se encontra em missão oficial, ele mandou um recado à presidente eleita: só permanece se puder atuar com a mesma autonomia que teve nos oito anos do governo Lula. Resumindo: ao impor condições para continuar, peitando Dilma, Meirelles ateou fogo às próprias vestes, pediu pra sair. O banqueiro demonstrou que, como político, é um excelente técnico. E poupou a munição da turma do fogo amigo...


Primeira grande polêmica
Um BC sem autonomia é tudo que o mercado não quer. Com a permanência de Guido Mantega no Ministério da Fazenda (considerado intervencionista), confirmada ontem - como a "Folha de S.Paulo" havia antecipado -, e a provável saída de Meirelles do BC (um banqueiro), Dilma Roussef pode estar criando a primeira grande polêmica - e que polêmica! - do seu governo. Não faltarão vozes a se insurgir contra uma possível interferência do futuro governo na condução da política monetária e cambial, que colocaria - dirão - em risco a estabilidade econômica. Se, contudo, Henrique Meirelles ficar, não terá sido um bom começo. Ele errou a mão ao impor condições à presidente eleita. Isso não se faz.


A força das mulheres
Quem prestou atenção à foto da capa de "O Globo" nesta sexta pôde perceber uma tendência que deve nortear a escolha do ministério de Dilma Rousseff. Não contando a presença de Dilma e Michel Temer, no centro da foto, observa-se a presença de dez pessoas, sentadas à esquerda e à direita da presidente eleita. Entre as dez, cinco são mulheres. Os homens que se preparem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário