"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

domingo, 21 de novembro de 2010

Saiba por que o Brasil tem o direito de saber toda a verdade sobre Dilma Roussef


Domingo, 21 de novembro de 2010

Desde o primeiro turno, o editor desta página vinha insistindo pela abrtura da caixa preta dos processos militares movidos contra Dilma Roussef e mantidos sob sigilo ilegal e inconstitucional por parte do Superior Tribunal Militar. O editor busca a verdade na informação, que não pode ser sonegada a um povo livre como o brasileiro, embora neste caso isto tenha ocorrido de forma autoritária, despótica e inaceitável. Este é um compromisso inarredável do editor.

. O povo brasileiro tinha o direito de conhecer toda a biografia de Dilma, mas antes de se decidir pela escolha do novo presidente.

. Isto não aconteceu por um ato de força do presidente do STM e porque os recursos protocolados no próprio STM e no STF, inclusive pelo editor, não foram julgados a tempo. No caso do editor, o ministro Marco Aurélio Mello simplesmente sentou em cima do pedido de liminar ao seu Mandado de Injunção e sequer examinou a petição que lhe pedia celeridade, amparada na lei que garante prioridade para ações movidas por idosos.

. O povo votou no escuro.

. Assim que as urnas mostraram os resultados, o STM abriu os arquivos, mas ainda assim só para a Folha de S. Paulo.

. As primeiras reportagens começaram a sair. Elas iluminam melhor aspectos relevantes dos anos de chumbo, porque revelam ocorrências escabrosas e violentíssimas da fase mais dura da luta armada que os diversos grupos comunistas moveram para trocar a ditadura militar pela ditadura comunista, conforme programas conhecidíssimos de organizações terroristas como a VAR-Palmares, da qual Dilma Roussef era uma dos líderes. O que vai sendo publicado, dá razão ao general Newton Cruz, que várias vezes advertiu que as esquerdas e não os militares, eram os maiores interessados em manter sepultados os arquivos da época da ditadura. É que esses arquivos revelam episódios de assassinatos, assaltos a quartéis, traições, delações e colaborações. Não existe princípio ético, moral, político ou legal que retire das informações a sua força histórica de verdade. É em respeito ao direito à liberdade de informação que tudo precisa ser desvendado e mostrado ao povo brasileiro, porque uma sociedade não alcança foros de civilização e de progresso, caso esconda o seu passado. Nem a Alemanhã de Hitler, a Rússia de Stálin e o Cambodja de Pol Pot fizeram isto. A cada personagem cabe mostrar o que é verdadeiro e o que é mentiroso nas informações reveladas, mas não lhe cabe invocar a torpeza alheia para justificar o encarceramento das informações. A consciência ética da Nação julgará os episódios que lhe forem revelados pela imprensa. Os dramas pessoais e políticos existem dos dois lados e cada um terá que enfrentá-los conforme suas circunstâncias. Aqueles que escolheram o caminho totalmente errado no combate à ditadura, como foi o caso de Dilma Roussef, poderão fazer sua própria autocrítica, como fizeram recentemente Fernando Gabeira e Aloysio Ferreira Filho, ou serão inevitavelmente confrontados com a verdade e por isto pagarão alto preço por insistirem no erro que cometeram na fase recente mais negra da vida do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário