"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sábado, 19 de junho de 2010

José Serra: 'Não tratamos adversários como inimigos'

O Globo - De Adauri Antunes Barbosa

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse neste sábado na convenção nacional do PTB, que decidiu apoiá-lo, que não trata adversário político "como inimigo que tem que ser destruído".

Embora não tenha feito menção explícita ao caso do suposto dossiê que teria sido encomendado por petistas, Serra afirmou aos petebistas durante seu discurso de 45 minutos que quanto mais mentiras falarem, mais verdades ele dirá.

- Não tratamos adversários como inimigos que tem que ser destruídos - disse, emendando em seguida: - Nós não inventamos a respeito do adversário. Mas quanto mais ele inventa a nosso respeito, mais nós dizemos as verdades a respeito deles.

Lembrando seu tempo de presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo, antes de assumir a presidência da UNE, no começo dos anos 60, o ex-governador falou de sua convivência com sindicalistas da época.

Segundo ele, a maioria deles era de petebistas, "pessoas muito injustiçadas", "gente de luta".

- Não é como agora, não. Falava-se de sindicalismo atrelado ao Estado. É porque não dava para antecipar o que seria verdadeiramente o sindicalismo atrelado e a serviço de um projeto partidário, não a serviço de um projeto dos trabalhadores, dos assalariados. Pessoas que foram muito injustiçadas. E o Jango (presidente João Goulart) acusado de criar uma república sindicalista no Brasil. Coisa que não havia de jeito nenhum. República sindicalista é muito mais esta do que a que tinha no passado e foi, na época, um dos motivos de mobilização para o golpe de Estado - disse o candidato tucano.

No começo de seu discurso, José Serra não poupou elogios ao presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, o mesmo que denunciou o mensalão, e que articulou internamente o afastamento do partido da base de apoio ao governo e o apoio ao PSDB.

Falando sobre "as virtudes" que Jefferson tem, o tucano citou "coragem, lealdade e coerência".


Nenhum comentário:

Postar um comentário