"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

domingo, 6 de junho de 2010

Presidente do PMDB mineiro avisa que o partido não vai aceitar proposta do PT

Por Patrícia Aranha - Estado de Minas

O presidente do PMDB mineiro, deputado federal Antônio Andrade, afirmou no início da tarde que o partido não vai abrir mão da candidatura do senador Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas. A proposta para que Hélio desista da disputa e se candidate à reeleição pelo Senado será levada a Andrade numa reunião, que começa às 16h, pelo presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes. “O PMDB tem a pesquisa do Ibope. Eles (o PT) tem a da Sensus. Os resultados do Ibope mostram que o PMDB não tem motivos para abrir mão da cabeça de chapa”, afirmou o presidente peemedebista.

A tentativa de acordo com o PMDB foi alinhavada em reunião com representantes do PT, PCdoB e PR, na casa do ex-vice-governador Clésio Andrade (PR), na Pampulha, neste domingo. Convidado para o encontro, o PMDB preferiu se ausentar. Mesmo assim, Reginaldo Lopes disse, em entrevista, que acreditava que os peedebistas aceitariam o acordo, que seria anunciado no início da noite deste domingo.

Na proposta feita pelos três partidos da base aliada, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel seria o candidato ao governo e Hélio Costa entraria como único candidato da base ao Senado, apesar de existirem duas vagas. Clésio Andrade, que postulava a candidatura ao Senado, integraria a chapa, como candidato a vice-governador.

Informado da proposta pelo Estado de Minas, Antônio Andrade foi categórico: “O candidato do PMDB está liderando as pesquisas, é homem de confiança do presidente Lula. Repito que não há motivos para considerar outra proposta que não seja a de ter Hélio Costa como o candidato a governador”.

Hélio Costa, que estava no Sul de Minas, deve chegar a Belo Horizonte, na tarde deste domingo, mas não vai participar da reunião com o PT. Segundo Andrade, o PMDB não tem uma contraproposta a apresentar. “Hélio Costa é o favorito ao governo e o nosso candidato. Vamos conseguir sensibilizar o PT e poderemos anunciar ainda hoje a nossa chapa”, rebateu o presidente do PMDB, que acredita num acordo.

Nos bastidores, os comentários de ambos os lados são de que as cúpulas nacionais do PT e do PMDB já bateram o martelo para que Hélio Costa seja o candidato. Se o PT mineiro não aceitar, poderá haver intervenção do diretório nacional petista. O presidente do PT em Minas, Reginaldo Lopes, contudo, ainda aposta que a direção nacional acate o que for decidido no estado já que na pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Sensus, Pimentel e Hélio Costa estão empatados tecnicamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário