"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aliado de Serra acusa presidente do PSDB de 'atitude indigna'

FOLHA.COM - Por Catia Seabra - Brasília
.
Um dos principais interlocutores do ex-governador tucano José Serra, o deputado Jutahy Magalhães Jr (PSDB-BA) acusou nesta quinta-feira (27) o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, de "atitude indigna".
.
Segundo Jutahy, Guerra criou uma ideia de fato consumado para que os deputados do partido aderissem a um abaixo-assinado em favor de sua recondução à presidência do partido. A reunião aconteceu na manhã de ontem.
.
"A atitude do presidente Sérgio Guerra foi indigna e o desqualifica como presidente do partido. Ele fez um pronunciamento, numa reunião convocada exclusivamente para eleger o líder, passando a ideia de que havia um acordo desrespeitoso da cúpula", criticou. "Vamos reagir", disse.
.
Derrotado na corrida presidencial, Serra manifesta interesse pela direção da sigla para se manter em evidência.
.
Segundo tucanos, a articulação teve aval do ex-governador Aécio Neves (MG) e o governador Geraldo Alckmin (SP) foi consultado por telefone --inclusive durante a reunião-- sobre o abaixo-assinado, que, na prática, impõe barreiras a uma candidatura de Serra à presidência do partido.
.
Mas, de acordo com Jutahy, Alckmin foi informado que o movimento contava com a anuência de todos os governadores.
.
Ausente à reunião por motivos pessoais, Jutahy disse ter consultado Guerra sobre a hipótese de não comparecer. Em resposta, o presidente do PSDB teria descartado a necessidade de sua presença.
.
"O papel do presidente é lutar pela unidade e pelo fortalecimento do partido e não tentar criar um fato consumado baseado na traição a princípios elementares", disse Jutahy.
.
O deputado Vaz de Lima (SP) --que se recusou a assinar o documento-- disse ter se queixado ao líder recém-eleito, Duarte Nogueira (SP). "Isso não foi debatido. Não vou assinar nenhum documento sem discussão."
.
Um dos operadores do movimento, o deputado Bruno Araújo (PE) disse que a intenção foi criar uma estabilidade interna no partido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário