"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

domingo, 16 de maio de 2010

Campanha de Dilma Rousseff usa empresa de segurança irregular

Folha Online - da Reportagem Local

A empresa contratada pelo PT para fazer a segurança da pré-candidata do partido à Presidência, Dilma Rousseff, atua de forma irregular em Brasília. A informação é da reportagem de Matheus Leitão e Ranier Bragon publicada na edição deste domingo da Folha.

De acordo com o texto, o contrato foi acertado com o grupo CR 5 Brasil Segurança, de São Paulo, que recebeu R$ 3,1 milhões de órgãos do governo federal entre 2008 e 2009. Segundo a legislação, para uma empresa paulista prestar serviço em Brasília, ela precisa ter uma filial aberta na cidade, com vários requisitos -- como um cofre para guardar as armas e um mínimo de funcionários.

O grupo CR 5 não cumpre esses requisitos e não iniciou o processo de abertura de filial. Isso torna passíveis de multa tanto a empresa quanto o seu contratante, o PT. A empresa pode ainda ser proibida temporariamente de funcionar.

Outro lado

A CR 5 Brasil Segurança, a pré-campanha de Dilma Rousseff e o PT não esclareceram à Folha os termos da contratação da empresa. Procurada em 29 de abril, a assessoria de Dilma informou à reportagem que encaminharia os questionamentos ao partido.

No dia seguinte, a direção petista respondeu que: "Todos os prestadores de serviço e empresas que trabalham na pré-campanha da ex-ministra Dilma Rousseff são contratados pelo PT".

Na semana anterior, a Folha já havia procurado Charles Abreu, o representante legal da empresa em Brasília de acordo com o PT. Na ocasião, ele informou que a empresa "PK 9 é a responsável pelo trabalho com a pré-candidata". Mas não se trataria de uma empresa de segurança, e sim de serviços gerais dentro do grupo CR 5 Brasil Segurança.