"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CCJ do Senado aprova 'ficha limpa'


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que proíbe a candidatura de políticos que têm contas a acertar com a justiça, conhecido como "ficha limpa". Agora, o projeto está pronto para ser votado pelo plenário da Casa. Para entrar em vigor, contudo, precisará ser sancionado pelo presidente Lula.

O texto aprovado pela CCJ foi o mesmo que passou pela Câmara. É mais brando que aquele que chegou ao Congresso: prevê que, para ser barrado, o político precisa ter sido condenado por órgão colegiado (em que há mais de um juiz). A partir daí, fica inelegível por oito anos, mas poderá apresentar recurso com efeito suspensivo para viabilizar a candidatura. O projeto inicial dizia que uma condenação em primeira instância bastaria para barrar a candidatura.

Atualmente, só ficam de fora da corrida eleitoral os candidatos que tiverem sido condenados com sentença transitada em julgado, ou seja, em que não há mais possibilidade de recurso. A oposição pressiona para que a votação em plenário ocorra ainda na noite desta quarta. O projeto "ficha limpa" é de iniciativa popular e recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas.

Consulta - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pressiona o Congresso a aprovar o projeto antes das convenções partidárias, que começam em 10 de junho, para que o texto seja válido para as eleições deste ano. No entanto, o entendimento não é consensual. Há quem diga que a mudança deveria ter sido aprovada um ano antes. Nesta segunda-feira, o senador Arthur Virgílio, líder do PSDB, protocolou uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se a aplicação do projeto seria imediata.

A discussão deve sair do Congresso direto para o Supremo Tribunal Federal (STF). A mais alta corte de justiça do país já decidiu que apenas políticos com condenações definitivas, em que não cabe mais recurso, podem ser impedidos de entrar na corrida eleitoral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário