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sábado, 22 de maio de 2010

Efeito televisão foi maior do que se pensava

De Múltiplos Universos – Blog do Gilson Gondim

A nova pesquisa Data folha (empate numérico) reflete um momento da pré-campanha em que somente um lado teve acesso a propaganda em rádio e televisão, e o usou em desacordo com a lei eleitoral, fazendo propaganda eleitoral antecipada, em vez de simplesmente divulgar as idéias e o programa do partido, como deveria ter feito, de acordo com a lei.

Na pesquisa Data folha anterior, 14% do eleitorado não sabiam que Dilma Rousseff era a candidata de Lula. Hoje, depois de toda a massificação televisiva da semana passada, esse número deve estar se aproximando de zero (a Folha ainda não divulgou esse dado). Dilma Rousseff talvez esteja próxima do teto da transferência.

O programa de televisão de Serra, assim como as inserções de trinta segundos, não deverão ter efeito tão grande quanto as aparições de Dilma Rousseff, porque acontecerão durante a Copa do Mundo, quando as atenções estarão voltadas para o futebol e para a seleção brasileira. Na campanha de rádio e televisão do primeiro turno, Serra terá bem menos tempo do que Dilma Rousseff. Só haverá condições iguais no segundo turno.

Decisivos poderão ser, e deverão ser, os debates, sobretudo os debates mano-a-mano do segundo turno. Nos debates, Dilma Rousseff estará por conta própria, sem a presença paternal de Lula a “apresentá-la”, como nos programas de TV e rádio e nos comícios. E seu potencial de dizer bobagens e disparates já mostrou ser muito grande, mesmo sem confrontação.

Enfim, a equipe de Serra tem motivos para preocupar-se, mas não para descabelar-se. E eu continuo apostando no candidato tucano.



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