"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sábado, 29 de maio de 2010

Serra tinha razão: PF apreende cocaína da Bolívia


PF apreende meia tonelada de cocaína vinda da Bolívia no MS

A Polícia Federal (PF) apreendeu meia tonelada de cocaína na madrugada desta sexta-feira (28/5), no Mato Grosso do Sul (MS). Foi uma das maiores apreensões da droga feitas no País. Procedente da Bolívia, a cocaína transportada em dois caminhões está sendo pesada pela PF de Três Lagoas, região leste de MS, na divisa com São Paulo.

A maior apreensão de cocaína realizada até hoje no estado aconteceu no dia 8 deste mês, em Miranda, região do Pantanal, quando um caminhão frigorífico conduzia 725 quilos do entorpecente boliviano, entre uma carga de 16 toneladas de carne bovina.

A ação da PF aconteceu 48 horas depois de advertência do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, de que o governo da Bolívia é “cúmplice” do tráfico de cocaína para o Brasil, feita em entrevista ao programa “Se Liga, Brasil”, de Roberto Canázio, na rádio Globo, do Rio. Serra abordou o assunto quando falava sobre a ideia de criar um Ministério da Segurança Pública, caso ele seja eleito sucessor do presidente Lula.

Ou seja: ele tinha razão quando chamou a atenção para a facilidade com que a droga entra pela fronteira brasileira com a Bolívia. O jornalista Reinaldo Azevedo publicou a notícia da aprrensão no seu blog com o seguinte título: “Conforme Serra queria demonstrar”.

CÚMPLICE

“A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível”, argumentou o pré-candidato. “O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar essa questão? O governo federal.”

Ao ser informada sobre a declaração de Serra, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, discordou, dizendo que não é atitude de um estadista atribuir a responsabilidade ao governo boliviano pela produção e tráfico de cocaína. O assessor especial do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, seguiu a mesma linha crítica adotada por Dilma. Na opinião dele, ao abordar o assunto Serra se comporta como o exterminador do futuro da política externa.

Serra pensa diferente. Não vê motivo para incidente diplomático: “Por quê? A melhor coisa diplomática é o governo da Bolívia passar a combater ativamente a entrada de cocaína no Brasil, não apenas o Brasil combater”, afirmou. Para ele, estadista é alguém que enfrenta interesses que prejudicam a vida do povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário