"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Deu no Blog de Josias de Souza

Fundação Sarney devolverá convento para o Estado


Na bica de fechar, a Fundação Sarney vai devolver ao Estado do Maranhão o prédio público que lhe serve de abrigo.

Trata-se de uma edificação histórica, o Convento das Mercês. Foi doado à fundação em 1990.

Sob o oposicionista Jackson Lago (PDT), o governo maranhense tentara anular a doação na Justiça. A fundação recorrera, contudo.

Cassado pelo TSE, Lago foi substituído pela filha do presidente do Senado, Roseana Sarney, atual governadora maranhense.

Trazida à luz pela repórter Mônica Bergamo, a notícia sobre o fechamento da controversa Fundação Sarney foi confirmada pela assessoria do senador.

Informou-se que a decisão partiu do conselho curador da fundação, não de Sarney, que diz não ter participação na gestão da entidade.

Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE), considerou “natural” o encerramento das atividades da fundação.

Ao tratar do tema pela primeira vez, na madrugada desta segunda (26), o blog lembrara que o Ministério da Cultura deve uma resposta ao contribuinte brasileiro:

Que fim levou a auditoria do patrocínio de R$ 1,3 milhão que a Petrobras borrifara nas arcas da Fundação Sarney?

Em mensagem remetida ao repórter, a assessoria de Sarney anota:

“O processo de averiguação das contas da Fundação Sarney, pelo Ministério da Cultura, está em pleno curso e dentro do prazo legal”.

O próprio Sarney mandou divulgar uma nota com a sua assinatura. Eis o texto:

“A respeito de conversa que mantive com a jornalista Mônica Bergamo, tema de nota de sua coluna de hoje, sobre a extinção da Fundação José Sarney, maior espaço cultural do Maranhão e um dos maiores do Norte e Nordeste, explicito, com profundo sofrimento, que essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores da instituição. Os doadores que a sustentam suspenderam suas contribuições, pela exposição com que a instituição passou a ser tratada por alguns órgãos da mídia.

Diante dessa situação de força maior, repito, com grande amargura, que o seu fechamento é o caminho a seguir, embora tal providência dependa de decisão do Conselho Curador da Fundação, obedecendo os trâmites previstos no Código do Processo Civil.

Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional.”

José Sarney

Nenhum comentário:

Postar um comentário