"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Em SC, governador do PMDB declara opção por Serra

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), decidiu escancarar sua opção pelo colega José Serra (PSDB) na disputa presidencial de 2010.

Explicitou a preferência, nesta quarta (30), em dois ambientes –um privado e outro público.

A portas fechadas, Luiz Henrique almoçou com a bancada de deputados estaduais do PSDB.

Repassou ao tucanato catarinense a sua previsão. Acha que Serra prevalecerá no Estado com mais de dois terços dos votos.

Recordou que, em 2006, o tucano Geraldo Alckmin, com 56% dos votos, já havia superado Lula em Santa Catarina.

Em público, Luiz Henrique declarou apoio a Serra durante uma palestra do grão-tucano Fernando Henrique Cardoso, em Criciúma.

FHC falou para uma platéia de políticos e empresários. O tema de sua exposição foi embrulhado numa interrogação: “Para onde caminha o Brasil?”.

Ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, FHC fez elogios e críticas a Lula. E explicou-se sobre a defesa que faz da descriminalização da maconha.

Na véspera do repasto com o tucanato catarinense e da declaração de voto testemunhada por FHC, Luiz Henrique estivera em São Paulo.

Ele foi um dos políticos que Serra distinguiu com a entrega de uma comenda do Estado de São Paulo.

O pemedebê Luiz Henrique governa Santa Catarina em aliança com o PSDB e o DEM. A junção é apelidada no Estado de “tríplice aliança”.

O segundo de Luiz Henrique é o vice-governador Leonel Pavan, um ex-senador do PSDB.

A cumplicidade de ambos é tamanha que Luiz Henrique disse aos deputados tucanos que entregará o governo a Pavan em 1º de janeiro de 2010.

Candidato ao Senado, o governador deseja fazer a campanha fora do palácio. Já havia procedido assim em 2006, quando disputou e venceu a reeleição.

Luiz Henrique trabalha para fazer o sucessor, cujo nome ainda não foi definido. E tenta preservar a chamada tríplice aliança.

O governador gesticula na direção de Serra num instante em que o PMDB nacional pressiona Lula para formalizar a aliança do partido com o projeto Dilma-2010.

No âmbito estadual, o presidente catarinense do PMDB, Eduardo Moreira, abriu negociação com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Líder de Lula no Senado, Idelli vai a 2010 como candidata do PT ao governo catarinense. Arma o palanque de Dilma Rousseff no Estado.

No almoço com o tucanato, que durou duas horas e meia, Luiz Henrique deu de ombros para o flerte do dirigente de seu partido com Idelli.

O governador controla a grossa maioria do diretório estadual do PMDB. Não contempla nem mesmo a hipótese de um duplo palanque.

Disse aos comensais que, em Santa Catarina, o palanque da rinca PMDB-PSDB-PFL será de Serra –único e consistente, segundo disse.

Líder do PSDB na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Serafim Venzon definiu a conversa com Luiz Henrique numa palavra: “Extraordinária”.

Fonte: Blog Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário