"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Processos de cassação voltam a tramitar no TSE


Por Severino Motta

Decisão do STF

Por 6 votos a 4 os ministros do Supremo derrubaram liminar que suspendia a tramitação de processos de cassação de mandatos que não foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foram diretamente para a instância superior, no caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com isso, os processos de cassação contra os governadores Marcelo Déda (SE), Roseana Sarney (MA), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR) e Ivo Cassol (sem partido-RO), que estão suspensos, vão ser retomados.

A liminar, que foi dada pelo ministro Eros Grau no mês passado, também paralisou a tramitação de outros 52 processos no TSE, que agora devem ser retomados.

Apesar da decisão, e volta da tramitação dos processos, o STF ainda deve decidir o mérito da matéria.

Em novo julgamento vai ter de decidir se os processos de cassação iniciados no TSE vão ou não ser válidos.

Grau concedeu a liminar justamente para que mandatos não sejam cassados enquanto não há definição no STF sobre a competência do TSE em tais casos.

Sobre o tema, o ministro Marco Aurélio de Mello sugeriu que todos os processos feitos diretamente no TSE voltem aos Tribunais Regionais Eleitorais para evitar problemas futuros, quando o mérito for julgado. Posição que não foi acompanhada pelos demais ministros.

A julgar pela votação de hoje, a tendência é que a maioria entenda, no futuro julgamento de mérito, que cabe ao TSE cassar mandatos em processos lá originados.

Votaram contra a liminar: Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowsky, Ellen Gracie e Celso de Mello.

A favor: Eros Grau, Cezar Peluso, Marco Aurélio de Mello e Gilmar Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário