"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A pedido do PSDB, Câmara retira de pauta acordo com Venezuela


Brasília (09) – Passado pouco mais de uma semana depois da apresentação de relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul no Senado, pelo senador Tasso Jereissati (CE), o PSDB voltou a se mobilizar contra a empreitada antidemocrática em curso no país vizinho.

Por iniciativa da bancada tucana, o plenário da Câmara decidiu nesta quinta-feira retirar de pauta o Projeto de Decreto Legislativo n.º 1.941-A, de 2005. A proposta homologava um acordo de cooperação internacional na área de comunicação, firmado em 14 de fevereiro de 2005, entre os governos brasileiro e venezuelano.

Vice-lider do PSDB na Câmara, o deputado Duarte Nogueira (SP) justificou o pedido de exclusão alegando que acordos dessa natureza ficarão prejudicados enquanto persistirem investidas sistemáticas do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra a liberdade de imprensa local.

"Discordamos da forma como a política pública da Venezuela lida com a imprensa, com as liberdades individuais do povo e com os representantes dos órgãos de comunicação", explicou Nogueira.

Em agosto deste ano, o presidente Chávez ordenou o fechamento de 34 emissoras de rádio do país. A ação recebeu críticas do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Ao orientar na semana passada voto contrário à adesão da Venezuela ao Mercosul, o senador Tasso Jereissati também expressou seu receio frente ao clima de instabilidade política gerado pelo presidente Chávez. Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o tucano condenou ainda as constantes intervenções do governo venezuelano em assuntos internos de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário