"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pesquisa IBOPE



O IBOPE divulgou a ultima pesquisa de intenções de votos para Presidente da República, e como o seu dono Carlos Augusto Montenegro vem sustentando que o vencedor será José Serra, do PSDB, os números de agora só confirmam essa tendência.

Nos dois cenários, um com Serra e o outro com Aécio, os resultados hoje são estes: José Serra - 41%; Dilma Rousseff - 17%; Ciro Gomes - 16%; Marina Silva - 9%; Branco/Nulo - 9%; Não sabe - 8%; Não respondeu - 0%.

No cenário dois, sem Serra, Ciro Gomes avança com 26% contra 19% de Aécio; 19% de Dilma; 11% de Marina, sendo 14% para brancos e nulos. 11% não sabe.

A intenção de voto em Serra é maior entre as mulheres (43%), os mais jovens (44%), as pessoas de menor escolaridade (45%) e as de renda mais elevada (43%).

Por região, a preferência por ele é mais acentuada no Sudeste (45%) e no Sul (48%), sobretudo nos municípios do Interior (45%) e os de menor porte (45%).

Cerca de 40% dos que consideram o governo Lula "ótimo" ou "bom" manifestaram a intenção de votar em Serra.

O Ibope simulou um eventual segundo turno para a escolha do futuro presidente.

Serra vence Dilma por 54% a 27%. E vence Ciro por 56% a 39%.

No confronto com Dilma, a vantagem de Serra cai para 16% no Nordeste (49% a 33%) e sobe para 36% no Sudeste (59% a 23%) e para 41% no Sul (63% a 22%).

No Nordeste, a diferença entre Serra e Ciro se reduz para 12% (44% a 32%). Mas no Sudeste cresce para 38% (58% a 20%) e no Sul para 36% (60% a 24%).

Como ocorre na intenção de voto no primeiro turno, em um possível segundo turno Serra tem um peso relativo maior entre as mulheres (57% contra Ciro e 59% contra Dilma), entre os mais jovens (57% contra Ciro e contra 63% contra Dilma) e entre os de renda mais elevada (58% contra Ciro e 58% contra Dilma).

Se no primeiro turno o maior percentual de intenção de voto em Serra é registrado entre os eleitores de menor escolaridade, na hipótese de segundo turno a situação se inverte e a sua maior preferência passa a ser entre os que têm curso superior (58% contra Ciro e 59% contra Dilma).

Entre os possíveis candidatos à vaga de Lula, Serra é o mais conhecido. Dos entrevistados, 72% responderam que o conhecem "bem" ou "mais ou menos" - contra 61% que disseram o mesmo de Ciro, 45% de Dilma e 23% de Marina.

Serra tem o mais baixo índice de rejeição entre os possíveis candidatos. Apenas 21% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Esse percentual é de 29% no caso de Ciro, 34% no de Dilma, 32% no de Aécio e 36% no de Marina.

O brasileiro está satisfeito com a vida que leva.

Dos total de entrevistados, 80% disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos contra 20% que se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

O grosso dos satisfeitos ou muito satisfeitos está no Norte/Centro-Oeste (86%) e nos municípios menores com até 20 mil habitantes (83%).

Espontâneamente, 18% citaram Lula como o candidato no qual "votariam para presidente da República se a eleição fosse hoje". Tal percentual pula para 21% entre as pessoas de menor escolaridade.

O voto espontâneo em Serra é de 9%, em Dilma de 5%, em Aécio de 4%, em Ciro de 2%, e em Marina e na ex-senadora Heloísa Helena de 1%.

O desempenho de Lula é aprovado por 82% dos entrevistados. E seu governo é considerado "ótimo" e "bom" por 72%.

Quanto à conduta do próximo presidente,

* 11% dos entrevistados responderam que gostariam que ele "mudasse totalmente o governo";

* 32% que mantivesse só alguns programas do atual governo, "mas que mudasse muita coisa";

* 28% que fizesse "poucas mudanças e desse continuidade a muita coisa";

Como vemos, não estamos naquela de que é preciso mudar apenas para que todas as coisas fiquem onde estavam. O Brasil está satisfeito, mas quer mudar para mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário