"Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tasso Jereissati (PSDB/CE): Chávez poderia prejudicar o Mercosul

Relatório é contra adesão da Venezuela ao bloco econômico


Brasília (01) – Com o alerta de que o processo de instabilidade política vivenciada pela Venezuela poderá prejudicar, no futuro, a integração dos países-membros do MERCOSUL, o senador Tasso Jereissati (CE) sugeriu, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, voto contrário à adesão daquele país no mercado comum.

Relator do Projeto de Decreto Legislativo nº 430/2008, que prevê a entrada do país vizinho no bloco econômico, ele justificou o seu voto destacando que "estamos diante de uma crise democrática e de uma crise de relacionamento na América Latina". Isso, como advertiu o tucano, por causa das constantes intervenções do presidente Hugo Chávez em assuntos internos de outros países.

"Chávez já brigou com o governo mexicano, discutiu verbalmente com o rei da Espanha, [Juan Carlos 1º], e já foi grosseiro, inclusive, com o próprio Senado brasileiro ao chamar de papagaio do Congresso americano", lembrou. Ainda na sessão, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou um pedido de vistas do documento. Mas ficou acertado entre os integrantes da comissão que o relatório do tucano será votado no próximo dia 29.

Ao deixar a reunião, Tasso afirmou que o Brasil tem hoje uma grande liderança na América Latina e não pode ficar omisso diante do clima de tensão em curso no continente.

O parlamentar reconheceu que os aspectos econômicos e a relação comercial com a Venezuela são importantes para o Brasil e para o bloco, mas ressaltou que não se pode fechar os olhos para a escalada autoritária em curso no país vizinho. "A Venezuela é fundamental nesse processo de integração econômica, mas acredito que essas intromissões no direito de outros países inviabilizam a sua entrada no MERCOSUL no momento", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário